logo jardins das araras de lear

Bem Vindo a Sessão de Notícias dos Jardins

Artesãos das comunidades de Canudos, Euclides da Cunha, Jeremoabo e região utilizam Umburana na criação de peças de artesanato ?>

Artesãos das comunidades de Canudos, Euclides da Cunha, Jeremoabo e região utilizam Umburana na criação de peças de artesanato

Comum nas áreas de caatinga, a Umburana é uma árvore que, após 10 anos de sua morte natural, tem como destino o artesanato. Na região de Canudos, Euclides da Cunha e Jeremoabo, na Bahia, a Umburana é facilmente encontrada e utilizada pelos artesãos das comunidades locais. 

Por ser uma madeira macia e leve, a Umburana é transformada, pelas mãos dos artesãos, em peças inspiradas na natureza, em animais e aves, como a própria Arara-azul-de-lear.

Atualmente, uma média de 28 artesãos recebem apoio do Projeto Jardins da Arara de Lear, por meio da capacitação criativa na base de apoio e comercialização das peças de artesanato.

Apesar de a prática do artesanato não ser uma função profissional e tampouco imposta pelo Projeto, os artesãos passaram a se sentir empoderados ao perceberem seus talentos sendo valorizados, reconhecidos e até mesmo comercializados.

O estímulo à venda direta por parte do Projeto Jardins da Arara de Lear, acontece com o Turismo de Vivência nas Comunidades – quando os turistas são convidados pelo guia a conhecerem as áreas de alimentação da Arara-azul-de-lear, os artesãos e suas artes -, com a exposição de peças em eventos nos quais o Projeto participa e, por fim, com a compra das peças que não são vendidas diretamente, para as lojas física e virtual Jardins da Arara de Lear.

Valorizar e resgatar o talento dos artesãos da caatinga, é uma forma de gerar pertencimento às comunidades locais, reforçar nos moradores e turistas a importância de preservação da espécie e do meio ambiente, além de apoiar a geração renda àqueles que enxergam no artesanato uma forma de expressar sua arte e seu olhar sobre o sertão.

#araraazuldelear  #araradelear #araraazullear #araraazuldelearemcanudos #jardinsdaararadelear #umburana #umburananacaatinga #conservacaodomeioambiente #meioambiente #meioambienteesustentabilidade #preservaromeioambiente #preservacao #preservacaodaespecie #preservacaodaararadelear #artesanato #artesanatocomofazer #artesaos #bahia #caatinga #canudos #sustentabilidade #artesanatosustentavel #educacaoambiental #culturasertaneja #artesertaneja #turismodevivencia

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
Comments are closed.

Junte-se a nossa conversa:

Curioso sobre o andamento do projeto? Mantenha-se informado atraves da nossa newsletter: